Curso de Direito do IBMR inaugura o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) no campus Barra
 

Matéria

Curso de Direito do IBMR inaugura o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) no campus Barra

30 / Março / 2023

A partir desta quinta-feira, 30 de março, a população carente do Rio de Janeiro contará com mais um serviço 100% gratuito para demandas jurídicas. Professores e alunos do curso de Direito do campus Barra, do Centro Universitário IBMR estarão a postos no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) para auxiliar a comunidade com orientações e assistência jurídicas. Assim como já ocorre no NPJ do campus Catete, os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, na área cível, destacando-se também direito de família e sucessões e direito do consumidor.

 

A inauguração da nova unidade traz também algumas novidades. Por meio de convênio com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Barra da Tijuca, foi criado o NUCCOR – Núcleo de Conscientização e Combate ao Racismo, onde serão prestados atendimentos semanais para vítimas de racismo e injúria racial. Além disto, as mulheres vítimas de violência doméstica poderão contar não só com o auxílio jurídico, mas com apoio em outras áreas essenciais para promover seu o empoderamento. Segundo a coordenadora dos Núcleos de Práticas Jurídicas, Mariana Dias, o atendimento à vítima de violência doméstica vem junto com o projeto Superação de Violência Doméstica. “Nosso objetivo é reunir alunos e professores de outras áreas de atuação, como psicologia e contabilidade, de forma a dar apoio psicológico e auxiliar as mulheres a organizar suas finanças com foco no empreendedorismo, tornando possível a independência e a quebra do ciclo de violência”, explica.

 

O Núcleo de Práticas Jurídicas também está saindo do ambiente acadêmico e fará atendimentos em comunidades carentes em dias específicos. A primeira comunidade que contará com o apoio do NPJ é a Tavares Bastos, localizada próximo ao campus Catete. “Já estamos alinhando as ações com o líder comunitário e logo visitaremos os demais membros da comunidade para compreender suas necessidades e demandas”, conta a coordenadora.

 

O NPJ conta com estrutura completa para o atendimento aos cidadãos cariocas, sendo um agente de transformação social para quem necessita de apoio jurídico, mas não tem as informações adequadas, ou mesmo, condições financeiras para arcar com as custas de um advogado. E aliado ao auxílio à comunidade, o NPJ do IBMR permitirá que os estudantes do curso de Direito aprendam, na prática, situações jurídicas que encontrarão ao longo de suas carreiras. Eles terão a supervisão de professores e de um advogado que atuará exclusivamente nas ações atendidas pelo Núcleo.

 

“Nossa matriz curricular incentiva o ingresso dos alunos às dinâmicas de estágio desde o 5º período, o que possibilita proximidade com a realidade da profissão, já na metade do curso, e não apenas na reta final da graduação. Além dessa vivência, os estudantes inseridos nas atividades do NPJ cumprirão papel social inestimável. É uma experiência completa, que os prepara para o mercado de trabalho, e ao mesmo tempo, os insere em um contexto social importante, que faz a diferença na vida de quem é atendido”, destaca Mariana Dias, advogada e preceptora do NPJ.