IBMR marca presença no XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene)
 

Matéria

IBMR marca presença no XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene)

27 / Setembro / 2024

Entre os dias 9 e 13 de setembro, Belém do Pará foi palco do XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene), um dos maiores eventos acadêmico-científicos voltados para a difusão de pesquisas sobre a realidade da população negra no Brasil e na diáspora. Organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o congresso trouxe, este ano, o tema central “A dimensão pública do racismo: desigualdades, reparação e equidade”, reunindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

O IBMR teve participação ativa no evento, destacando-se com a apresentação de dois projetos de grande relevância. A professora Anna Léa Barreto, do curso de Biomedicina, apresentou o projeto de extensão “Cadê a cientista que estava aqui? O apagamento feminino ao longo da história da ciência”, que aborda a invisibilização das mulheres na ciência ao longo da história. Já a professora Bea Costa, da área de Comunicação e Design, trouxe à tona as discussões sobre representatividade com a apresentação do projeto “Momentos Plurais: representatividade negra nas artes, na música e nos livros”, uma iniciativa do programa Ânima Plurais.

Além das apresentações de projetos, o IBMR esteve presente em uma mesa redonda com o tema “Pluralidade e Diversidade em Instituições de Ensino Superior: Desafios e Oportunidades“. A discussão foi conduzida pela professora Anna Léa Barreto (IBMR), junto com Gabriela Vilasboas (Unifg Bahia), Cláudio Soares (FADERGS) e Jan Goes (UAM). O debate focou nos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior no que diz respeito à inclusão e à promoção da diversidade, além das oportunidades que podem surgir a partir de ações voltadas para a equidade e reparação histórica.